Decisões fazem parte do dia a de todas as organizações. E a tomada de boas decisões, fazendo-as acontecer rapidamente é uma das características de sucesso das empresas de alta performance.

De alguma forma, algumas pessoas pensam que, ao se isentar de tomar uma decisão, ficam livres do risco e permanecem seguras em seu status quo. Mas, como na expressão tão comum de hoje, “a fila anda”. E o mundo não pára esperando que tomemos uma decisão ou que estejamos confiantes o suficiente para seguir adiante.

As pessoas não vão mudar seu comportamento esperando uma empresa mudar. O surgimento de melhores soluções para os problemas de cada cliente e consumidor é tentadora o suficiente para que ele arrisque algo novo. Alguns conceitos têm sido revistos e, longe da unanimidade, hoje muitas pessoas abrem mão de sua privacidade e se arriscam online em busca de serviços customizados e diferenciados. Fotógrafos prometiam que jamais abandonariam o filme pelas tecnologias digitais. E até os mais conservadores se renderam aos smartphones, computadores, tablets, e toda a gama de tecnologia que o novo oferece.

Você pode pensar, bom, nem tudo mudou. Ainda há graça na beleza do vintage e as pessoas ainda odeiam ser atendidas por máquinas e um sorriso ainda é a melhor recepção. Mas mesmo quem odeie o atendimento eletrônico por telefone, já se rende ao pagar contas pela internet, fazer agendamento online do Detran no RJ e as facilidades da busca para pesquisas e endereços.

E as decisões deixam de ser tomadas todos os dias, adiadas para o melhor momento enquanto nos ocupamos em apagar incêndios e a explicar os resultados dos meses que passaram. E isso acontece em empresas de todos os tamanhos, com estruturas mais hierarquizadas e mais enxutas, de capital aberto e familiares.

Ao se negar a tomar uma decisão, seja nos negócios, seja na vida, você está fazendo uma escolha. Não se engane. Resta sempre descobrir: onde está o maior risco? Caminhar na direção de algo novo, ou esperar por aquele momento exato, que pode nunca chegar?

Quer conhecer mais sobre como a Agrégat pode ajudar você ou a sua equipe a desenvolver liderança e trabalho em equipe? Clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.