Os 4 P’s do Marketing

Uma vez, assisti a uma palestra do Giovane Gávio, jogador de voleibol, que contou que, durante os treinos da seleção masculina, o que mais se treina são os fundamentos: saque, bloqueio, toque, manchete… E adivinha o que mais se erra durante os jogos? Saque, bloqueio, toque, manchete… Se isso é verdade para os atletas de alta performance, para outros profissionais o foco nos fundamentos também é bastante útil. Isso é o que acontece com os 4 P´s.

Jerome McCarthy, em 1960, consolidou o pensamento de outros autores, ao publicar seu livro “Basic Marketing”, o conceito de marketing mix, e ampliou o entendimento sobre o que é Marketing.  Até aquele momento, Marketing era confundido com propaganda ou com mercado (parece que isso ainda não mudou muito né?).

Mas foi ao classificar as diferentes atividades de marketing em quatro ferramentas, os quatro P´s, que McCarthy tornou seu conceito mais fácil de entender e de aplicar.

Os quatro P´s dizem respeito a produto, preço, praça e promoção (e é dentro desse último P que está a propaganda, olhem só!). Em cada um deles, uma série de atividades que tem o objetivo de atender a um mercado consumidor. Desde essa época, já se colocava o consumidor no centro dos planos de marketing!!!!

Na figura abaixo, que uso em minhas aulas, fica mais fácil visualizar o que está incluído em cada um dos P´s.

os-quatro-ps

Como já faz muito tempo desde o surgimento dos 4 P´s e diante da mudança em direção a um melhor atendimento dos mercados consumidores, a ampliação do conceito de marketing de serviços, entre outras razões, os Ps foram atualizados ou, segundo algumas opiniões, foram ampliados. Mas, segundo essa nova visão proposta por Kotler e Keller, os 4 Ps passam a ser representados por pessoas, processos, programas e performance. Os antigos P´s estariam inseridos dentro de programas.

Eu tenho, particularmente, um pouco de dificuldade de aceitar isso, tenho que confessar. Mas a nova visão coloca o consumidor no centro, e lembra que o marketing está a seu serviço, bem como a serviço da empresa, precisando gerar resultados.

atualizacao-dos-quatro-ps

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