Metodologia de Pontos Fortes – Gallup®

Descubra seus Talentos e Ative seu Potencial

Você já parou para pensar por que você faz as escolhas que faz? Por que algumas coisas são tão fáceis para você e para outras pessoas não? Já pensou por que você é atraído para certas atividades e não para outras?

A resposta está nos seus TALENTOS.

Tudo começou com uma procura por entender o que levava ao sucesso. Será que existia um grupo de características que funcionaria como uma fórmula mágica para o bom desempenho?

Há mais de 70 anos, um grupo de pesquisadores, liderados por Don Clifton, entrevistou milhares de profissionais ao redor do mundo e chegou a uma conclusão. Ao contrário do que se acreditava, o sucesso não está relacionado às pessoas que correm o tempo todo atrás de compensar seus gaps ou pontos fracos. Mas sim àquelas pessoas que focavam em potencializar os seus talentos, transformando-os em pontos fortes.

“Talento é o multiplicador. Quanto mais energia e atenção você investe nele, maior o seu desempenho. O tempo que você gasta com o seu melhor é, simplesmente, o seu tempo mais produtivo.”. – Marcus Buckingham

Conheça mais sobre a metodologia dos pontos fortes no vídeo abaixo:

Desenvolvendo seus Pontos Fortes – Gallup®

E nessa fábula, contamos porque faz sentido focar em seu melhor. Deixe o coelho correr!

Uma fábula sobre Talentos e Pontos Fortes: Deixe o coelho correr

Desenvolvimento baseado em Pontos Fortes

O talento é algo natural e nasce conosco, ou se desenvolve nos primeiros anos da infância. Mas como transformá-lo em um ponto forte? Através de investimento. Ou seja, conhecendo sobre o nosso talento, valorizando-o, colocando-o em prática, etc. A experiência, o trabalho, o autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades, … Tudo isso apoia esse processo. Assim, o que é natural passa a ser consistente e intencional.

Coach de Pontos Fortes

O coach de pontos fortes ajuda seu cliente a conhecer e valorizar os seus talentos e como cada um deles influencia seus comportamentos, atividades e relacionamentos. A partir daí, apoia a elaboração de planos para atingimento dos objetivos, usando seus pontos fortes e encontrando novas formas para a superação de obstáculos.

Uma metodologia para indivíduos, líderes, equipes e organizações

O início do processo é o indivíduo. O conhecimento dos seus talentos e a valorização deles é fundamental para os resultados.

Mas o coaching de pontos fortes é extremamente eficaz para o desenvolvimento de lideranças e de equipes. Aí o olhar recai sobre como o gestor pode desenvolver seus pontos fortes, como indivíduo e como líder, e como fazer o mesmo para identificar talentos na sua equipe, que podem ser complementares, garantindo melhores resultados.

Por que investir na implementação de uma gestão por pontos fortes?

Porque as pessoas que se concentram em seus pontos fortes:

  • São três vezes mais propensas a indicar que têm uma excelente qualidade de vida;
  • São seis vezes mais propensas a serem engajadas em seus trabalhos;
  • Têm maior motivação para trabalhar;
  • Têm mais números de interações com os colegas;
  • Têm maiores realizações, tratam melhor os clientes etc.

Mas o processo sempre começa com um assessment, onde identificamos os talentos do indivíduo. Esse instrumento foi desenvolvido por Don Clifton e já foi executado mais de 20 milhões de vezes.

Após a realização do assessment, partimos para o processo de CONHECER os seus talentos. A fase que chamamos de identificação. Na sequência a fase de VALORIZAÇÃO do talento, para aí chegarmos à fase de DIRECIONAMENTO, onde colocamos os talentos em ação.

Como começar?

Você pode agendar uma conversa conosco, para conhecer melhor a metodologia e também para entender qual seria a melhor aplicação para seus objetivos ou de sua organização.