O Mapa HCD:

O mapa HCD foi desenvolvido pela IDEO, dentro do processo de Design Thinking, de forma a possibilitar a análise do portfólio de produtos e serviços de uma empresa ou organização segundo as propostas do Design centrado no consumidor ou cliente, ou Human Centered Design (HCD).

No modelo, são usadas três lentes para análise de cada produto ou serviço do portfólio:

  1. Desejo
  2. Praticabilidade
  3. Viabilidade

Como qualquer processo dentro do Design Thinking, o ponto de partida é o cliente.

ou consumidor do produto ou serviço. Colocando-o no centro do processo, é para ele que são criadas as soluções, através da análise de suas necessidades, desejos e comportamentos e de como nossas soluções se encaixam nesses desejos. É essa lente do consumidor que permanece ativa durante todo o processo e que garante seu protagonismo e importância.

Tendo em mente o Desejo do usuário (cliente ou consumidor), partimos para uma análise sobre o que é viável técnica e organizacionalmente (praticabilidade) e financeiramente (viabilidade).

Na interseção dos círculos é que devem estar as soluções do processo de HCD, visando o atendimento do consumidor e a sustentabilidade da empresa ou organização, como demonstrado na figura.

Essa abordagem é uma das abordagens que utilizo para a análise de portfólio das empresas, apostando que a construção de valor de um negócio é sempre a melhor forma de construir excelentes resultados.

Quer conhecer mais sobre como a Agrégat pode ajudar você ou a sua equipe a desenvolver liderança e trabalho em equipe? Clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.