Você trabalha em casa? Tem seu negócio ou seu trabalho que permite a prática do home office? Pensa em usar essa modalidade de trabalho?
Tenho dicas de como ser produtivo trabalhando em casa.

Vantagens:

Trabalhar de casa tem muitas vantagens. A primeira é a economia. Com os custos fixos altos, fica difícil para uma pequena empresa ou para um profissional liberal ter um espaço exclusivo para o seu negócio.

A segunda também é economia. Economia de tempo. Você não gasta tempo se deslocando para o escritório, nem para ir almoçar, nem para chegar em casa.

E ainda há outras vantagens: você não precisa investir tanto no vestuário, as tentações de gastar dinheiro na rua são muito grandes (apesar que eu adoro comprar pela internet)… e outras mais.

Eu fiz essa transição no início de 2016. Mas o que parecia um mundo de vantagens se mostrou bem mais difícil do que eu imaginava. E aqui vou dividir um pouco da minha experiência.

A maior dificuldade que tive foi a de separar a vida pessoal da vida profissional. Literalmente, as pessoas associam o fato de você estar em casa a estar de folga, ou de boa na lagoa, suave na nave, como diz o meu filho e consultor de Youtube e mídias digitais.

O fato de você estar em casa é como acender um letreiro gritando DISPONÍVEL.

E aí, às vezes, você está no meio de um projeto e um amigo liga. O que você faz?

Na verdade, com o passar do tempo, eu aprendi algumas coisas que quero dividir com vocês e talvez minimizar o impacto dessa transição.

  • Estabeleça o seu horário de trabalho e obedeça. Quantas horas por dia você quer trabalhar? A que horas você começa e  que horas você normalmente termina? E informe às pessoas da sua família.
      • É claro que você poderá ter flexibilidade, como vc. teria em um escritório diante de alguma necessidade, como uma consulta, ou uma reunião na escola do seu filho. Mas procure seguir seu horário com disciplina.
      • Se seu projeto de vida inclui um almoço mais longo com os filhos, ou levar filhos na escola, por exemplo, assuma esse como um horário fixo. Você pode começar a trabalhar 8 ou 9, por exemplo, e tirar 2 horas de almoço. Assim você consegue administrar o que precisa.
  • Se arrume para ir trabalhar. Não precisa ser algo sofisticado, mas algo profissional. Para mim, fez uma diferença danada.
  • Tenha agenda. Marque seus compromissos, se organize, tenha uma lista do que quer fazer no dia. Esses hábitos ajudam a ter foco e a medir o quão produtivo está seu dia.
  • Tenha um local de trabalho. Se possível algum lugar que você consiga se concentrar e ficar sozinho – determinar os limites. Com meu filho funcionou super bem. Na verdade, para ajudar, eu inventei um daqueles sinais de não perturbe na porta com duas informações. De um lado, não entre. Mamãe precisa de silencio ou monstro trabalhando, não lembro bem. E do outro, se precisar falar comigo, pode entrar. Criança é esperta. Foi quem primeiro aprendeu a respeitar meu espaço.
  • Evite ser mandado por todos. Diga não. Caso contrário, você passará todo o dia como motorista, indo ao supermercado, farmácia, etc… Eu continuo fazendo as compras para a casa no domingo  de manhã, como fazia enquanto trabalhava em um empresa. Pode ser meio doido para algumas pessoas, mas para mim funciona super bem.
  • Seja verdadeiro. A melhor palavra é assertivo. Se perguntarem: você está ocupada? Responda com a verdade. Sim, estou. Posso falar com você no final da tarde, ou na hora do almoço? No início é difícil, mas aos poucos as pessoas se acostumam com a rotina.

A maior riqueza dos dias atuais é ter tempo. E trabalhar de casa, principalmente quando você tem um negócio significa trabalhar muito.

Tente seguir as dicas por um tempo. Mas se não conseguir, não arrisque seu negócio. Há excelentes oportunidades e pacotes em coworkings. Quem sabe não é melhor para você?

Quer conhecer mais sobre como a Agrégat pode ajudar você ou a sua equipe a desenvolver liderança e trabalho em equipe? Clique aqui.

Fonte: Ana Paula Alfredo – AGRÉGAT

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.