O Coaching de Pontos Fortes

Ao contrário do que temos aprendido por toda nossa vida acadêmica e até na vida profissional, o desenvolvimento humano não está concentrado em correr atrás dos gaps, de forma que você seja um profissional ou um ser humano igual a outros de melhor performance, mas sim de potencializar os seus talentos, de forma que você possa transformá-los em pontos fortes, e assim, alcançar os seus objetivos.

As pessoas são diferentes. Mas, diferente do que possamos imaginar, todas as pessoas têm talentos.

A Gallup, há mais de 70 anos, vem investigando e pesquisando sobre o sucesso e resultados. E pode afirmar que a chave para o sucesso é entender completamente como você pode aplicar seus maiores talentos e pontos fortes no dia a dia. Ou seja, valorizar aquilo que você faz melhor.

E o que é talento? Talento é um padrão natural de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de maneira produtiva. O talento é a forma bruta, meio que instintiva.

E ponto forte? Ponto forte é a capacidade de produzir consistentemente um resultado positivo por meio do desempenho quase perfeito em uma tarefa específica. Quando o talento se torna um ponto forte, ele está controlado.

O talento é sim natural e nasce conosco, mas como transformá-lo em um ponto forte? Através de investimento. Ou seja, conhecendo sobre o nosso talento, valorizando-o, colocando-o em prática, etc.

E o que faz um Coach de Pontos Fortes?

O coach de pontos fortes ajuda seu cliente a conhecer e valorizar os seus talentos e como cada um deles influencia seus comportamentos, atividades e relacionamentos. A partir daí, apoia a elaboração de planos para atingimento dos objetivos, usando seus pontos fortes e encontrando novas formas para a superação de obstáculos.

Esse processo é só um processo individual?

O início do processo é sim o indivíduo. O conhecimento dos seus talentos e a valorização deles é fundamental para os resultados.

Mas o coaching de pontos fortes é extremamente eficaz para o desenvolvimento de lideranças e de equipes. Aí o olhar recai sobre como o gestor pode desenvolver seus pontos fortes, como indivíduo e como líder, e como fazer o mesmo para identificar talentos na sua equipe, que podem ser complementares, garantindo melhores resultados.

Por que investir na implementação de uma gestão por pontos fortes?

Pessoas que se concentram em usar seus pontos fortes são 3 VEZES mais propensas a indicar que têm uma excelente qualidade de vida.

São SEIS VEZES mais propensas a serem engajadas em seus trabalhos.

E ainda: têm maior motivação para trabalhar, têm maior número de interações positivas com os colegas, têm maiores realizações, tratam melhor os clientes, etc.

Como começar?

Você pode agendar uma conversa conosco, para conhecer melhor a metodologia e também para entender qual seria a melhor aplicação para seus objetivos ou de sua organização.

Mas o processo sempre começa com um assessment, onde identificamos os talentos do indivíduo. Esse instrumento foi desenvolvido por Don Clifton e já foi executado mais de 20 milhões de vezes.

Após a realização do assessment, partimos para o processo de CONHECER os seus talentos. A fase que chamamos de identificação. Na sequência a fase de VALORIZAÇÃO do talento, para aí chegarmos à fase de DIRECIONAMENTO, onde colocamos os talentos em ação.

Os processos estão disponíveis para pessoas físicas e jurídicas, individual ou em grupo, no formato de workshops. Mas é importante ficar claro que, no caso de equipes, sempre precisamos começar com o gestor, antes de partir para o desenvolvimento dos times.

Quer saber mais? Fale conosco!