O Mapa de Empatia

De uma maneira simplista, empatia é entender os sentimentos dos outros, entrando em seu mundo de sensações, e demonstrar esse entendimento, mesmo que as outras pessoas vivam e sintam coisas diferentes de nós.

Parece simples, mas não é. Se colocar no lugar do outro é muito difícil, já que, ao assumirmos esse papel, levamos conosco todas as nossas crenças, toda a nossa bagagem.

Para empresas e negócios, ser empático nos traz vários benefícios como:

-Entendemos melhor nossos clientes e consumidores

-Entendemos melhor o que não é dito

-Nos tornamos mais autoconscientes do que dizemos e como agimos com relação ao outro

-Lidamos melhor com conflitos

-Melhoramos nossa comunicação

O mapa de empatia é uma ferramenta para tentar nos ajudar no processo de entender nosso cliente. Entender o seu contexto, suas dores e o que é um ganho para ele. Segundo o ponto de vista dele, e não de acordo com a empresa.

Através de perguntas simples, precisamos registrar o que ele ouve, o que ele vê, com relação à categoria, ao mercado, quem o influencia, o que pensa, o que sente, etc… E ir registrando…

Cada grupo de clientes, com necessidades específicas, deve ser registrado em um mapa diferente.

Quanto mais próximos estivermos do nosso consumidor, mais preciso será nosso mapa. Ferramentas de pesquisa podem e devem ser usadas para preenchê-lo.

O Design Thinking trouxe inúmeras ferramentas para investigação / pesquisa, onde a observação, a conversa, geram muitos insights.

 

A Agrégat pode apoiá-lo nesse processo de construção dos mapas de empatia da sua instituição ou empresa ou para sua ideia de negócio.

Se você acha que a Agrégat pode fazer a diferença para você, nos procure.